NUNCA ESQUECER.....

A imagem pode conter: 32 pessoas, pessoas sorrindo
NUNCA ESQUECER... O QUE FOI O REGIME CIVIL-MILITAR.

A Ditadura civil Militar não passou de um regime corrupto e opressor, que levou o Brasil a miséria. Naquela época que muitos procuram esquecer ou abrandar, os direitos básicos como opinião e pensamento eram censurados. Nos jornais, haviam censores que impediam que o povo tivesse conhecimento da realidade. Nas universidades, escolas, fábricas agentes da repressão procuravam identificar os opositores ao regime. Os identificados como opositores eram sequestrados, torturados e executados. Em vários casos os órgãos de repressão como Doi-Codi e o Dops se cometiam barbaridades como sequestro e tortura de crianças, estas eram fichadas pelo regime como criminosos, e covardemente promoviam sessões de estupro nas dependências de quarteis, delegacias e casas de tortura e execução.
A Ditadura Civil-Militar tinha seus pilares de sustentação que eram empresários ligados a organizações como a FIESP, os meios de comunicações como Organizações Globo, Folha de São Paulo, Estadão e Veja e classe média e a conservadora, estes foram beneficiados pelo apoio a esse regime corrupto e brutal.
Enquanto o povo brasileiro passava fome e era explorado, a concentração de riqueza aumentava, os trabalhadores eram coagidos pelo regime a não se manifestarem. A educação na ditadura era para poucos, e mesmo os que tinham acesso a ela, eram doutrinados a se submeterem e obedecerem ao regime, questionar era crime. As verbas da saúde eram direcionadas para os hospitais privados, somente poucos tinham acesso a saúde, a maioria da população era excluída ao direito universal a saúde.
Os saudosistas afirmam que na Ditadura não havia o que havia nos dias de hoje, mas os saudosistas se esquecem de que a censura aos jornais os impediam de saber da corrupção e da violência urbana. A censura do Regime procurava passar a imagem de uma utopia. Quando a realidade era monstruosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário